2006-08-20

Silly Journalism

por Rodrigo Guedes de Carvalho
Revista Única 19-08-2006

Aprende-se cedo na profissão. Não há notícias menores, apenas jornalistas menos dotados. Não culpem, por isso, a chamada "silly season". Assim que cheira a Verão, jornais e revistas (sim, TV também, não se preocupem) sossegam à sombra da Grande Desculpa. Na "silly season", até o jornalismo "de referência" se cola às revistas de pequena mundanidade ou imprensa tablóide: "os cuidados a ter com o sol", "as mais eficazes dietas de Verão", "as mulheres ficam mais atrevidas com o calor". Cansativo, mas pacífico. Mas cresce um perigo até agora tímido no nosso país.

Apesar de tudo, a nossa imprensa "do coração e da TV" não atingia os níveis de despudor selvagem dos tablóides britânicos, espanhóis ou alemães. Essa doce excepção esfuma-se.
Folheio algumas revistas: resmas de fotos mais ou menos desfocadas, tiros à socapa que me mostram figuras mais ou menos públicas "apanhadas". Reforço esta ideia: apanhadas. Eis o novo filão, de dentes afiados, a rir-se dos protestos ou ameaças de processos. Depois, há que enquadrar as fotos dos "snipers" em "notícias". E então lemos coisas espantosas como "fulana comeu uma peça de fruta e tomou depois banho de mar, talvez para esquecer o seu recente desgosto de amor".

Ou, a minha favorita: "Merche Romero foi ao Multibanco com o seu próprio cartão, contrariando assim a ideia de que se aproveita financeiramente de Cristiano Ronaldo". Mas não apenas tolices leves. O perigo é que as fronteiras do público e do privado se estão a esbater. Ou algumas publicações estão a empurrá-las para onde lhes convém. Fotografa-se de longe, publica-se, eles que processem se quiserem. Entretanto já vendemos uns milhares. Pormenores canalhas: algumas fotos levam legendas maldosas. Ao apresentador de TV X ou Y ou ao político Y faz-se destaque à "barriguinha que prova que os anos passaram". À actriz realça-se que se nota celulite. Calculamos, pois, que as redacções que se escondem atrás destas "revelações" estão repletas de Brad Pitts e Cindys Crawfords. Gente perfeita que não envelhece.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pior do que alinhar na Silly season, será talvez criticar e nada propor de construtivo...

Anónimo disse...

(...)
O Franjinha cria, no seu laboratório, um líquido poderosíssimo que irá fazer explodir o mundo. Aterrado, corre pela rua gritando aos demais que fujam face àquele perigo.
Eis senão quando encontra a Mónica, a quem conta o caso. Ela nega que o mundo esteja para explodir. Ele reafirma-o. Ela torna a negar e ele insiste.
Neste impasse, e questionado pelo Franjinha, a Mónica explica que o mundo não vai explodir porque não deu na televisão.
(...)