"À correcção de erros, agradeço, Contudo Sena tinha 33 anos em 1959, dado que nasceu em 1926. Se a Ether, por efectivamente apenas ter sido criada nos anos 80 - 82 creio ser realmente a data correcta, não pode ser responsável pela edição dos fascículos, já António Sena pode, em apoio aos autores. "
(…)
O livro foi edição de autor (pois não tinham editora) e muita coisa que se escreveu sobre a edição original é puro romantismo. A edição foi distribuída pelo Círculo do Livro, que pertencia ao Victor Palla e a Orlando da Costa (escritor/poeta – curiosidade: pai do ministro António Costa e do jornalista Ricardo Costa).Em 1959, os autores imprimiram o livro na extinta tipografia Neogravura. Fizeram o trabalho de impressão em estreita colaboração com o impressor (o Sr Rocha - posso estar mesmo enganado em relação ao nome do senhor, neste momento o meu ramo de actividade é outro e não consigo encontrar os meus apontamentos). Em 82 quando o António Sena imprimiu os catálogos da exposição, fê-lo com a ajuda do mesmo impressor noutra casa impressora - foi pura coincidência – e isto foi-me contado por fontes seguríssimas.
Não sei ao certo quais foram as fontes do professor que referes mas podes encontrar mais alguma informação em:
SENA, António, História da Imagem Fotográfica em Portugal — 1839-1997, Porto, Porto Editora, 1998.
MARQUES, Lúcia, A construção fotográfica da cidade - Lisboa, cidade triste e alegre (1956/1982), revista Insi(s)tu #7 e #8, pp 106 -113, Porto, 2004
PARR, Martin e BADGER, Gerry, The Photobook : A History Volume I, pp 212 -213, Londres, 2004
ou nos documentários:
Lisboa, cidade triste e alegre - Luís Camanho, 2005
Olho de Vidro - Margarida Gil, 1982
Há mais informações em textos de Pedro Miguel Frade, Margarida Medeiros, Sérgio Mah, Vanda Gorjão, Luís Camanho, Alexandre Pomar, Miguel Amado e Tereza Siza entre outros, mas penso que os documentos que te anunciei já devem ajudar para quereres saber mais sobre o livro. Em alguns casos podem ajudar a confundir mais, o que também pode ser interessante.
No entanto, parece-me que o melhor documento é mesmo o índice remissivo do livro. Isso é sem dúvida o mais interessante.
Em relação à tua questão – os fascículos que sobraram estiveram armazenados durante décadas na cave da Associação Amizade Portugal-Cuba. A casa pertencia a Costa Martins e tanto ele como a mulher eram dirigentes da Associação citada. Não tinha mesmo nada a ver com a Ether que realmente só aparece muito mais tarde. O próprio António Sena só descobriu o livro por acaso quando andava à procura de outro volume nos arquivos da Ordem dos Arquitectos – ouvi esta história da boca do próprio. O que desmente o que se diz em relação a ter crescido com o livro em casa do pai (o arquitecto e tb fotógrafo António Sena da Silva que não tinha o livro). "
(...)
4 comentários:
esqueci-me de uma informação importante a referência
PARR, Martin e BADGER, Gerry, The Photobook : A History Volume I, pp 212 -213, Londres, 2004
foi editado pela Phaidon
Tudo isto é muito interessante, mas muito mais importante do que falar do livro era poder VER o raio do livro!!!!
Uma digitalização e até um facsimile em PDF se podia ver.
António Sena, autor da história da fotografia, arquitecto e ex-prof. da ESBAL (hoje FBAUL), é filho do Designer Sena da Silva.
Temos ainda o pintor António Sena, ue nada tem de fmiliar com os ntwriores
António Sena, autor da história da fotografia, arquitecto e ex-prof. da ESBAL (hoje FBAUL), é filho do Designer Sena da Silva.
Temos ainda o pintor António Sena, ue nada tem de fmiliar com os ntwriores
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