2006-06-28

Ainda o "Lisboa: cidade triste e alegre"

Porque considero que este livro é realmente importante, que dele se sabe muito pouco e houve incorrecções no meu texto anterior sobre ele, achei por bem retirar esta troca de palavras da caixa de comentários e dar-lhe a visibilidade que julgo merecer:
"Alguns destes dados estão errados. Mesmo errados.
(…)
posso dar 1 exemplo:
"Após o encerramento da Ether, a editora de António Sena, responsável pela impressão dos fascículos, vários deles foram encontrados e recuperados sob a forma de livros."
Os fascículos foram impressos em 1959, nessa altura o António Sena era uma criança. A Ether foi fundada em 1982 pelo António Sena e com o apoio de outros colaboradores. Nesse ano recuperaram e encadernaram cerca de duas centenas de livros com fascículos originais. Os volumes que conseguiram recuperar foram colocados à venda ao público na inauguração da Ether, com a exposição "Lisboa e Tejo e Tudo" onde se podiam encontrar imagens dos arquivos dos autores que não foram incluídas no livro."


"À correcção de erros, agradeço, Contudo Sena tinha 33 anos em 1959, dado que nasceu em 1926. Se a Ether, por efectivamente apenas ter sido criada nos anos 80 - 82 creio ser realmente a data correcta, não pode ser responsável pela edição dos fascículos, já António Sena pode, em apoio aos autores. "
(…)


"Bom, o António Sena que falas não é o mesmo António Sena que está envolvido na história da Ether. O António Sena da Ether deu aulas nas Belas Artes de Lisboa e na AR.CO, tem cerca de 60 anos, pois nasceu na década de 40 e vive na Ilha do Pico há uns bons aninhos, por lá deu aulas de Educação Visual cerca de 10 anos e de há já algum tempo para cá dedicou-se completamente a um bonito projecto de agricultura biológica. De facto não existe muita informação sobre o livro e nem tudo o que podes encontrar é realmente verdade, ou as coisas não foram bem assim, mas isso também pode não ser muito importante. O que realmente me parece mais importante é que o livro é um documento de extrema relevância que bem estudado pode ser uma excelente ferramenta para melhor compreender a história da cultura contemporânea portuguesa e europeia. Também pode ser analisado e comparado com outras publicações contemporâneas a nível internacional, pois este não ficará nunca aquém de qualquer título importante, como obra de autor (neste caso de dois autores que recusam a assinatura – isso é outra coisa interessante, o que eles disseram sobre isso e o que se foi escrevendo por vezes chega a ter piada).

O livro foi edição de autor (pois não tinham editora) e muita coisa que se escreveu sobre a edição original é puro romantismo. A edição foi distribuída pelo Círculo do Livro, que pertencia ao Victor Palla e a Orlando da Costa (escritor/poeta – curiosidade: pai do ministro António Costa e do jornalista Ricardo Costa).Em 1959, os autores imprimiram o livro na extinta tipografia Neogravura. Fizeram o trabalho de impressão em estreita colaboração com o impressor (o Sr Rocha - posso estar mesmo enganado em relação ao nome do senhor, neste momento o meu ramo de actividade é outro e não consigo encontrar os meus apontamentos). Em 82 quando o António Sena imprimiu os catálogos da exposição, fê-lo com a ajuda do mesmo impressor noutra casa impressora - foi pura coincidência – e isto foi-me contado por fontes seguríssimas.

Não sei ao certo quais foram as fontes do professor que referes mas podes encontrar mais alguma informação em:

SENA, António, História da Imagem Fotográfica em Portugal — 1839-1997, Porto, Porto Editora, 1998.

MARQUES, Lúcia, A construção fotográfica da cidade - Lisboa, cidade triste e alegre (1956/1982), revista Insi(s)tu #7 e #8, pp 106 -113, Porto, 2004

PARR, Martin e BADGER, Gerry, The Photobook : A History Volume I, pp 212 -213, Londres, 2004

ou nos documentários:

Lisboa, cidade triste e alegre - Luís Camanho, 2005

Olho de Vidro - Margarida Gil, 1982

Há mais informações em textos de Pedro Miguel Frade, Margarida Medeiros, Sérgio Mah, Vanda Gorjão, Luís Camanho, Alexandre Pomar, Miguel Amado e Tereza Siza entre outros, mas penso que os documentos que te anunciei já devem ajudar para quereres saber mais sobre o livro. Em alguns casos podem ajudar a confundir mais, o que também pode ser interessante.

No entanto, parece-me que o melhor documento é mesmo o índice remissivo do livro. Isso é sem dúvida o mais interessante.

Em relação à tua questão – os fascículos que sobraram estiveram armazenados durante décadas na cave da Associação Amizade Portugal-Cuba. A casa pertencia a Costa Martins e tanto ele como a mulher eram dirigentes da Associação citada. Não tinha mesmo nada a ver com a Ether que realmente só aparece muito mais tarde. O próprio António Sena só descobriu o livro por acaso quando andava à procura de outro volume nos arquivos da Ordem dos Arquitectos – ouvi esta história da boca do próprio. O que desmente o que se diz em relação a ter crescido com o livro em casa do pai (o arquitecto e tb fotógrafo António Sena da Silva que não tinha o livro). "

(...)

4 comentários:

Anónimo disse...

esqueci-me de uma informação importante a referência

PARR, Martin e BADGER, Gerry, The Photobook : A History Volume I, pp 212 -213, Londres, 2004

foi editado pela Phaidon

Anónimo disse...

Tudo isto é muito interessante, mas muito mais importante do que falar do livro era poder VER o raio do livro!!!!
Uma digitalização e até um facsimile em PDF se podia ver.

Frederico disse...

António Sena, autor da história da fotografia, arquitecto e ex-prof. da ESBAL (hoje FBAUL), é filho do Designer Sena da Silva.
Temos ainda o pintor António Sena, ue nada tem de fmiliar com os ntwriores

Frederico disse...

António Sena, autor da história da fotografia, arquitecto e ex-prof. da ESBAL (hoje FBAUL), é filho do Designer Sena da Silva.
Temos ainda o pintor António Sena, ue nada tem de fmiliar com os ntwriores